O evento


O simpósio “Jogos Digitais: Pensar, Criar, Jogar” tem como objetivo principal promover e ampliar a discussão e o conhecimento sobre o campo dos jogos digitais, especialmente nas questões que dizem respeito ao desenvolvimento de jogos no mundo atual. Os debates e palestras buscam trazer a diversidade de opiniões necessária para pensar a criação de jogos em termos do seu lugar social, seja em questões locais ou mundiais, e em termos econômicos, na criação de um mercado para desenvolvedores.

As palestras, debates e oficinas acontecem entre os dias 02 e 04 de dezembro de 2015 na Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas (Fafich) no Campus Pampulha da UFMG (Avenida Antônio Carlos, 6627 – Pampulha). Os eventos do simpósio ocorrem no período da tarde, entre as 14h e 19h30.

O Projeto

O projeto “Pensar, Criar, Jogar” é composto do simpósio e de oficinas voltadas para o desenvolvimento de jogos digitas e jogos de tabuleiro, a maioria das quais já foi realizada. Todas as atividades do projeto têm como tema a relação entre os jogos e a cultura, abordando tanto a reflexão teórica sobre jogos quanto a prática, na dimensão da criação dos jogos e da fruição pelos jogadores.
Com as oficinas, a intenção é que os participantes do projeto não tivessem apenas uma visão teórica sobre a estrutura dos jogos e sua participação na cultura, mas que pudessem experimentar na prática a produção de seus próprios jogos. Dessa maneira, tentamos equalizar de modo mais justo o lugar dos jogos na cultura contemporânea, ampliando a discussão acerca dos jogos digitais e também promovendo o conhecimento técnico e teórico sobre jogos em geral para jovens.